quarta-feira, 13 de julho de 2016

Igreja Anglicana no Brasil

"Que a sua caridade comece no lar, mas não fique circunscrita ao mesmo" (Henry Martin).



O anglicanismo chegou ao Brasil servindo-se basicamente de duas vias distintas: as capelanias e as missõesA primeira via abriu-se quando, em 1810, foi firmado, entre a Inglaterra e Portugal, um tratado de comércio e navegação, que garantia aos ingleses residentes ou de passagem pelo Brasil, a Christ Church, se deu em 1819, no Rio de Janeiro. Outras capelanias foram estabelecidas nas cidades de Salvador, Recife, Belém, São Paulo, Santos, Niterói e São João Del Rey.

A segunda via foi a da missão. O primeiro missionário a falar claramente sobre a evangelização do Brasil foi Henry Martin, que de passagem por Salvador em direção ao Oriente (1805) escreveu em seu diário “quando será que este belo país será libertado da idolatria e do cristianismo espúrio? Cruzes há em abundancia, mas quando será anunciada a doutrina da cruz?”. Outras tentativas ocorreram em 1853, com o reverendo William Cooper, e em 1860, com Richard Holden. Aquela desiste antes de chegar, por causa de um naufrágio, e este fica no Brasil, até 1864, trabalhando em Belém do Pará e na Bahia.

O estabelecimento definitivo do anglicanismo em terras brasileiras se dá de fato, graças ao trabalho realizado pela filha do fundador do presbiteranismo no Brasil (Asbel G. Simonton) ao incentivar novas missões nestas terras, juntos aos estudantes do Seminário de Virginia, então um bastão do evangelismo. De lá saem em 1889, Lucien Lee Kinsolving e James Watson Morris, que viajaram para o Brasil e, com o apoio dos presbiterianos que estudam em São Paulo e são orientados para se dirigirem a Porto Alegre.

A fundação da Igreja se dará no primeiro domingo de junho de 1890 com a realização da primeira celebração em português para os brasileiros. O trabalho de evangelização entre os brasileiros cresce ainda mais com a chegada de William Cobel Brown e John Meem, que abrem novas congregações e escolas dominicais, apesar de toda a perseguição. 

Tudo isso, no entanto, não era suficiente, já que era preciso a presença de um bispo, que confirmasse os convertidos e que ordenasse os primeiros reverendos locais, o que só ocorrerá em 1893, com a vinda do bispo de West Virginia, George W. Peterkin. O primeiro bispo residente foi Kinsolving era uma incansável missionário. Ao se aposentar, por causa da saúde, deixou a Igreja com os seguintes números: 13535 batizados, 4997 confirmados, 2537 alunos de escolas dominical e 25 templos ou capelas construídas. A Igreja Episcopal Brasileira só terá o primeiro bispo brasileiro em 1940, quando é sagrado bispo sufragâneo Dom Athalicio Theodoro Pithan.

A autonomia da província se dará em 1964 tem seu nome mudado para Igreja Episcopal Anglicana do Brasil. Entre 1973 e 1982 entra em curso o plano decenal de emancipação financeira, que acabou por colocar a Igreja em crise por falta de recursos, pela dependência do clero de recursos externos e pela falta de mordomia dos membros.

Rev. Wanderson Rodrigo
www.facebook.com/wandersonrodrigopereiradasilva.silva









Nenhum comentário:

Postar um comentário