segunda-feira, 11 de julho de 2016

Perseguição contra a Igreja Anglicana

Com a morte de Elizabeth, sobe ao trono em 1603, seu sucessor, James VI da Escócia, que passa a ser chamado James I da Inglaterra. Ele era visto, pelos puritanos, como aquele que finalmente estabeleceria um sistema de governo presbiteriano na Igreja Anglicana.

Uma vez coroado rei da Inglaterra deixou claro que para ele o presbiterianismo “se harmonizava tanto com a monarquia como Deus com o diabo”. As diferenças entre James I e os puritanos iam além de questões meramente teológicas. Haviam profundas diferenças políticas e econômicas, mormente sobre os direitos do rei e do parlamento na arrecadação dos impostos, que geravam muitas tensões.

Depois de James I, sobe ao poder Carlos I, em 1625. Profundamente convencido da relação entre a monarquia e o episcopado, também pretendeu subjugar o parlamento ao rei. As relações entre Carlos I e os puritanos também foram tensas e se agravaram em 1637, quando ele pretendeu impor um novo Livro de Oração Comum a Igreja da Escócia, na tentativa de unificar o culto, a fé e a administração das Igrejas dos países.
  
Em 1638 os escoceses constituíram uma aliança nacional em defesa do presbiterianismo e invadiram a Inglaterra. Houve então uma guerra civil que acabou por ser vencida pelos puritanos, graças ás habilidades de Oliver Cromwell. Em 1646, o rei foi feito prisioneiro pelo parlamento e executado em 1649, após sua fuga e uma rápida segunda guerra civil em 1648.

Por Rev. Wanderson Rodrigo
www.facebook.com/wandersonrodrigopereiradasilva.silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário