quinta-feira, 7 de julho de 2016

Santo Agostinho de Cantuária

Santo Agostinho de Cantuária (Primeiro Arcebispo da Inglaterra): Durante toda a Idade Média, a Igreja Anglicana permaneceu ligada à Sé Romana e "submissa" aos mesmo Cânones. A Inglaterra, como as demais regiões da Europa, fazia parte e dava sustento aos sistema Papal vigente, contudo demostrou gozar de uma certa autonomia política, desenvolvendo-se cada vez mais no sentido de uma Igreja Estatal e Nacional. Por volta do início do Século IX a Grã-Bretanha foi novamente invadida, agora pelos Vikings, destruindo o que havia sido construído pela Igreja. A cidade de Cantuária foi saqueada e queimada e sua grande Catedral foi queimada também. - Monges foram mortos e outros vendidos como escravos, os vasos sagrados foram pilhados. "Era como se Deus tivesse se ausentado do Mundo".

A presença dos Daneses (Vikings) na Inglaterra era ambivalente. De um lado havia aqueles que vieram apenas para saquear e depois voltaram para sua casa, de outro lado, havia aqueles que se estabeleceram na Inglaterra para se tornarem 'ingleses'. Isto gerou uma situação religiosa igualmente ambígua: "O povo leigo assistia regulamente aos oficios religiosos, era crente em relação aos sacramentos e via os seus deveres cristãos como importantes para uma vida sóbria e boa. Apesar disso, o paganismo e a superstição permaneciam e houve necessidade de se fazer Leis Eclesiásticas para proibir práticas, tais como a adoração de fontes, necromancia e encantamentos". 

Em 1016, ocorreu uma segunda invasão Normanda, com a diferença que desta vez o "invasor" era um Rei Cristão chamado Cnut que protegeu a Igreja. De fato ele (Cnut) é apresentado como "um cristão por conversão e convicção profunda". Oito anos depois de sua morte, a Monarquia Inglesa é restaurada, sendo coroado Rei, o nobre Eduardo conhecido como "O Confessor" em 1043.

Por Reverendo Wanderson Rodrigo
www.facebook.com/wandersonrodrigopereiradasilva.silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário