sexta-feira, 8 de julho de 2016

John Wycliff (1328-1384

“Nossos clérigos nem evangelizam como os apóstolos, nem vão para a guerra como os senhores seculares, tampouco trabalham como operários.”

"Ainda jovem, Wycliffe tornou-se mestre no Balliol College da Universidade de Oxford, alcançou rapidamente posição de destaque e adquiriu grande reputação como erudito e forte defensor de reformas na igreja. Enquanto dava aulas em Oxford, assim como muitos outros catedráticos, Wycliffe era funcionário do rei da Inglaterra de quem recebia proteção contanto que suas opiniões concordassem com as da realeza. 

Serviu de mediador entre a igreja e a corte real nas disputas a respeito dos bens imóveis da igreja, impostos e de outras questões conflitantes entre a igreja e o estado e escreveu dois grandes livros sobre a teoria governamental: On divine lordship [Do senhorio divino] e On civil lordship [Do senhorio civil]. Escreveu, também, On the king’s office [Do papel do rei], On the truth of the Holy Scriptures [Da veracidade das Sagradas Escrituras], On the church [Da igreja], On the power of the pope [Do poder do papa], On the eucharist [Da eucaristia] e On the pastoral office [Sobre o cargo pastoral]. Defendia a tradução da Bíblia inteira para a linguagem do povo para que todos os cristãos pudessem lê-la e estudá-la por conta própria. Graças a isso, é lembrado no nome da maior sociedade de tradução bíblica do mundo."

Este professor de Oxford defendia a tese de que o poder temporal e as riquezas representavam a razão do declínio da Igreja. Ele propunha que o Estado encampasse todas as propriedades eclesiásticas e os desse apenas aos que servem a Deus dignamente. Além disso Wycliff denunciava duas práticas comuns da época, a venda ilícita de cargos ou bens eclesiásticos (a simonia) e a cobrança de indulgência.

Wycliff atacou violentamente o papado no ano 1378, denunciando o ocupante da cátedra petrina de ante- cristo. “Dois anos depois, enveredou contra a doutrina da transubstanciação. Era o clímax de sua ofensiva, pois que atingia a base mesma sobre que se firmava o poder clerical”. Convencido de que o povo comum precisava conhecer as Sagradas Escrituras, o único fundamento da fé, Wycliff resolveu entrega-la ao povo traduzindo-a para o inglês e comissionando um grupo de pregadores ambulantes (Os Padres Pobres “Poor Priests”) que viriam ser chamados de lolardos e que se encarregaram de difundir a mensagem, sobretudo entre as massas camponesas. 

Embora muitos frades franciscanos e dominicanos também se empenhassem em pregar a salvação de cristo aos humildes, a maioria do clero secular e a hierarquia eclesiástica via com maus olhos esta tentativa de renovação espiritual e de reforma da Igreja. - Desnecessário dizer que este eminente professor de Oxford foi de todas as formas atacado pelos líderes eclesiásticos e finalmente declarado herege. A importância de Wycliff, conhecido como “a estrela matutina da reforma”, é ressaltada nas palavras do reverendo Durval Silva porque “foram as linhas por ele traçadas que Henrique VIII, com consciência disso ou não, seguiu no século XVI”.

Por Rev. Natanael Borges
www.facebook.com/borgesnatanael

Por Rev. Wanderson Rodrigo
www.facebook.com/wandersonrodrigopereiradasilva.silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário